Blog

Notícias e novidades da Octane e do mundo automotivo

Stuttgart, a casa da Mercedes e da Porsche

A cidade, localizada na Alemanha, é sede das duas marcas automotivas alemãs, reunindo apaixonados do mundo todo

A próxima viagem de férias incluirá a Alemanha no roteiro? Se você é apaixonado(a) por carros e pelo mundo automobilístico, não pode deixar de conhecer Stuttgart, uma cidade localizada no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.

No português, é conhecida como Estugarda e, atualmente, é considerada a sexta maior cidade alemã. Em suas ruas, circulam, em grande quantidade, modelos das montadoras Mercedes-Benz e Porsche, isso porque o destino abriga os museus das duas marcas, repletos de história sobre os empreendimentos e modelos desenvolvidos por eles.

Quem desembarca em Stuttgart pela principal estação de trem já entende na casa de quem está chegando. No prédio da estação há uma torre de 56 metros e, sobre ela, uma rotativa estrela que é o símbolo da Mercedes-Benz. A importância da marca é comprovada também pela existência do Mercedes-Benz Classic, um museu que conta com 160 carros expostos, a maioria deles do passado, mas também alguns protótipos que apontam o futuro da marca. A exibição é dividida em diversas partes e tem automóveis desde 1886.

No entanto, em 2009, o museu da Porsche também foi reinaugurado na cidade, aumentando a concorrência entre as marcas. Em um prédio totalmente futurista, sustentado por três pilares em V, que passam a impressão de que o edifício está flutuando, a montadora expõe cerca de 80 automóveis, dos quais o destaque é um modelo 962, posicionado de cabeça para baixo, além de inúmeros criações do “pai” da marca, Ferdinand Porsche, feitas nos anos 20. Há ainda diversos carros de competição, como os protótipos que fizeram da montadora a maior campeã da 24 Horas de Le Mans, com 16 vitórias.

 

Ainda em terras alemãs, conheça o museu da BMW, em Munique

 O BMW Welt é uma grande exposição de modelos novos das três marcas automotivas do grupo (BMW, Mini e Rolls-Royce), além da Motorrad, a divisão de lojas. Há ainda possibilidade de se andar de carona em modelos como o i3, café e restaurante. É também o espaço onde a BMW faz a entrega técnica de carros a alguns clientes, que desfrutam de um dia VIP, com acesso a um restrito lounge no espaço e visita ao museu e à fábrica.

Sobre o museu, ele é disposto em uma espécie de rua, rodeada por espaços que a BMW chama de casas. Em cada “casa”, há um tema: tecnologia, recursos para a redução de peso, automobilismo, motos. E história, muita história.

 

Leave comments

Your email address will not be published.*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Back to top