Blog

Notícias e novidades da Octane e do mundo automotivo

Viajando em segurança com seus Pets

Não basta apenas cuidar do seu bichinho em casa, também é preciso ficar atento(a) durante as viagens

Estamos em julho e as férias são feitas para relaxar e fugir da rotina. Ao sair de viagem de carro e optar por levar seu animal de estimação, transporte-o de maneira segura e confortável, ainda que sejam viagens de curtas distâncias.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os animais devem ser transportados com segurança e no banco traseiro do veículo – nunca no banco da frente ou na caçamba. Se deixado solto dentro do carro, o bichinho pode se machucar com freadas bruscas, por exemplo, ou acabar provocando acidentes ao distrair quem está dirigindo.

A caixa é considerada a forma mais segura de transportar cachorros e gatos. Você poderá encontrá-la em lojas especializadas, pet shops e em sites de compras. Os preços variam de acordo com o material, a marca e o tamanho. Escolha uma adequada ao seu animal, para que ele fique confortável durante a viagem.

Outra opção para transportar cachorros é o cinto de segurança especial, que reduz o risco de acidentes e de ferimento caso haja alguma freada brusca. Ele permite que o animal fique preso ao banco traseiro e não distraia o motorista. Mas atenção: é importante que o cinto seja usado apenas com coleira peitoral, para não haver risco de enforcamento.

Para transportar cachorro de até 10 quilos e gato outra opção é a cadeirinha para animais, que se encaixa ao cinto de segurança do veículo. Com altura regulável, protege o assento do automóvel contra eventuais manchas de pegadas das patas ou necessidades fisiológicas do bichinho.

Algumas montadoras estão investindo pesado em modelos inspirados no conceito pet friendly, que incentiva a interação dos pets com seus donos. A Nissan divulgou o conceito do X-Trail 4Dogs, todo pensado no transporte dos cães de estimação.

O carro é equipado com tigela de água que não derrama, aparelho de treinamento inteligente, grade de segurança e caminha confortável. Além disso, uma rampa evita que eles pulem e machuquem a coluna ou a pata.

Como se não bastasse, é possível ficar de olho em tudo que acontece com os peludos no caminho: câmeras instaladas na frente e na parte do transporte dos pets fazem a transmissão das imagens em tempo real.

Para que, durante a viagem, não aconteça nenhum imprevisto, fique de olho das dicas:

Dicas para uma boa viagem

  • Na caixa de transporte, com cinto de segurança ou na cadeirinha, o animal de estimação deve ficar com a cabeça dentro do veículo. O vento direto pode causar doenças, como resfriado e otite.
  • Se a viagem for longa, prefira os horários noturnos ou no início da manhã, pois os animais são sensíveis ao calor.
  • Deixe o animal em jejum de água e comida no mínimo duas horas antes da viagem para evitar enjoos e vômitos durante o trajeto. Durante a viagem, é importante dar água ao seu bichinho.
  • Se o seu animal de estimação é muito estressado, o veterinário pode receitar um calmante para administrar antes da viagem.

Leave comments

Your email address will not be published.*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Back to top